Porque fazer um seguro multirrisco habitação?
Um imprevisto pode significar uma despesa grande, sobretudo quando envolve um imóvel. A nossa casa é dos bens mais valiosos e, por isso, ter o melhor seguro multirriscos habitação é sinónimo de descanso e segurança.
No entanto, contratar a melhor solução nem sempre é fácil.
São muitas as razões pelas quais podemos e devemos subscrever um seguro multirrisco habitação, a maioria atualmente foram subscritos devido à contratação de crédito habitação ou crédito hipotecário independente da finalidade.
Apesar do seguro multirrisco habitação ser uma forma de proteger os seus bens a verdade é que, muitas vezes é uma verdadeira dor de cabeça quando se pensa em beneficiar dos mesmos.
As dicas são simples, no entanto, e não podemos esquecer que estamos a pagar para nos sentirmos protegidos e não para termos dores de cabeça!
1 – Informações Verdadeiras
A tentação é grande de não incluir todas as informações, por vezes, as informações verdadeiras encarecem o seguro. Mas o objectivo de poupar uns euros anualmente podem vir a custar algumas centenas de euros precisamente quando precisamos que tudo corra de feição e corremos sérios riscos que a seguradora se recuse de pagar a indemnização.
Um dos casos mais comuns de se encontrar é o seguro ser feito para uma habitação que não a permanente, no entanto, quando subscrevemos o seguro indicamos que é a habitação regular.
2 – Avaliar as características do património:
· Idade do imóvel
· Tipo de construção
· Localização:
o Ser proprietário de um imóvel numa zona de risco sísmico envolve a exposição a perigos diferentes de um imóvel localizado numa região que nunca sofreu um abalo. O mesmo sucede para habitações inseridas numa zona de floresta ou junto à costa.
o É importante garantir a cobertura de danos associados às condições geográficas.
3 – Valor do Recheio
Indicar que possui milhares de euros em recheio se não os discriminar corretamente não serve de nada. A determinação do que considera objetos valiosos e dos que considera que fazem parte da mobília corrente, como por exemplo, móveis e eletrodomésticos é o primeiro passo.
Os objetos valiosos devem ser identificados individualmente estipulando para cada objeto o respetivo valor. Tenha em atenção que se possuir computadores, portáteis, consolas de jogos, entre outros equipamentos eletrónicos devem ser discriminados individualmente.
4 – Valor do Imóvel
Este é um ponto muito importante a ter em atenção!
A maioria das pessoas tem tendência em avaliar os seus imóveis ao valor de mercado, no entanto, para efeitos de seguro esse valor não é válido, pois a seguradora só indemnizará até ao valor de reconstrução do imóvel.
O valor da reconstrução da casa é, muitas vezes, inferior ao valor de mercado do imóvel, pelo que se torna importante realizar um levantamento dos preços e avaliar o montante proposto pelo banco ou seguradora. Como regra de ouro, o valor a segurar deverá ser equivalente ao montante inerente à reconstrução da casa.
5 – Tenha Atenção ao Prémio de Seguro
Apesar de a inovação tecnológica permitir à maioria das seguradoras fracionar o prémio do seguro este procedimento em muitas das seguradoras ainda é acompanhado com uma pequena penalização que ronda os 4%.
Verifique se vai ser penalizado e se mesmo assim preferir subscrever o seu seguro nessa seguradora tente pagar a totalidade do prémio, pois assim não irá desperdiçar mais uns euros. Se não pretende pagar a totalidade, saiba que muitas seguradoras permitem o fracionamento sem penalizações, basta fazer nova pesquisa no mercado e avaliar as melhores opções.
6 – Escolha Atualização Automática
É preferível ativar este automatismo pois a inflação trata de tirar valor à sua apólice.
Estejam atentos aos objetos que comprarem após a subscrição do seguro. Se esses objetos são de valor deverá atualizar a sua apólice de forma a proteger esses objetos. É também aconselhável rever o seu seguro habitação a cada 3 anos, para verificar se ainda existem objetos que merecem a cobertura ou se possui novos objetos para proteger.
A minha equipa também está sempre ao seu dispor para o apoiar. Não hesite em entrar em contato connosco a qualquer altura.