As matrículas mudaram.
Já conhece as novidades?
É oficial: desde o final de fevereiro que há um novo modelo de matrícula. Este novo formato substitui o que entrou em circulação a 25 de maio de 2005 e que foi responsável pelo registo de 5.109.263 de veículos. No início de 2020, faltava emitir 60.220 matrículas com esta configuração, número que foi alcançado no final do segundo mês do ano.
Logo à partida, diríamos que muda quase tudo, mantendo-se apenas a barra azul do lado esquerdo, com a identificação do país de origem e as estrelas da União Europeia. Todo o restante conteúdo é alterado com este novo modelo.
A nova série de chapas de matrícula é caracterizada pela existência de dois grupos de letras e apenas um grupo de números, sendo assim o inverso daquilo que se verificava até aqui. O novo formato irá respeitar agora a lógica “AA 01 AA”.
Com este novo formato, acabam também por desaparecer dois elementos característicos que saltavam logo à vista. Para além dos traços separadores entre os conjuntos de letras e números, presentes nas matrículas já há algumas décadas, deixa também de existir a barra amarela do lado direito, onde era possível identificar o mês e o ano da primeira chapa de matrícula da viatura em território português.